"CASA" – Alexandre Matos
09 de outubro de 2019

Exposições e Projetos

"CASA" – Alexandre Matos


Blocos de madeira do brinquedo “O Pequeno Arquiteto” são a base das obras da exposição CASA, com curadoria de Paulo Gallina. Presente na infância dos brasileiros há gerações, essas peças inauguram, na visão do artista, a relação que temos com arquitetura quando brincamos de construir casas.

Matos reuniu nos últimos anos peças originais das décadas de 60 e 70, que pertenciam a desconhecidos e continham blocos sujos, rabiscados, cheios de marcas das crianças que brincaram com elas. “Quando abria um estojo com essas peças, sentia que entrava em contato com um tesouro. Eram bloquinhos mais velhos do que eu, carregados de afeto e histórias de pessoas que eu não conheci, mas com as quais me sentia conectado pelo lugar comum que esse brinquedo ocupou na nossa infância”, diz o artista.

Alexandre Matos combinou essas peças no estado que estavam com novos blocos fundidos em bronze para construir esculturas que ganham nomes como Casa 1, Casa 2, etc – e se apropriou do relevo dos seus pequenos tijolos para fazer gravações com folhas de ouro e tinta dourada. Materiais que, para ele, reforçam o caráter de relíquia e o valor dessas “casas da memória”.

A mostra é composta por pinturas, esculturas e desenhos que ora isolam, ora multiplicam suas janelas, torres e telhados. Destaque para obras como “Ponte” e “Arco”, que são desenhos medindo mais de um metro e construídos pela repetição das mesmas peças na escala natural do brinquedo.

Para o curador, Paulo Gallina, “a casa é o palco, o lar é a peça que se desenrola ali, a casa de Alexandra Matos é uma mostra que explora como, com os mesmos blocos infantis, pessoas diferentes construíram seus lares mentais e compartilharam as casas de suas vidas”.

Paulo Gallina

Sobre a JB Goldenberg

Com foco na formação de novos colecionadores, a galeria apresenta exposições individuais e coletivas de artistas das mais variadas vertentes.

Nossos Contatos