Henrique Coutinho





As manifestações plásticas de Henrique Coutinho, sejam na aquarela, na fotografia ou em tinta acrílica, apresentam duas características marcantes: o apuro técnico e a facilidade de trabalhar com os espaços vazios, que ganham uma dimensão filosófica e existencial, transmitindo ao observador um sentimento de paralisação do tempo. Na aquarela, o uso das transparências segue um dos princípios dessa técnica, que é justamente a utilização de diversas camadas para gerar atmosferas de mistério e de diálogo entre as cores. O resultado estabelece uma obra de expressiva densidade marcada pelo surgimento de uma técnica esmerada.

Quando a prática escolhida é a da fotografia, o trabalho remete aos vazios e caminhos. As imagens apresentadas levam para uma intensa reflexão sobre o sentido da vida, pois, num universo cada vez mais acelerado, com pouco tempo e espaço para a sua reflexão, suas obras são um convite ao silencio e a um respirar mais introspectivo.

As pinturas com tinta acrílica seguem o mesmo ritmo e apresentam o desejo de sempre estar na busca de um aperfeiçoamento. Isso se manifesta na permanente pesquisa por silêncios visuais que tragam a tona um fazer em que o mistério se torne onipresente pela exploração de um não-dizer que revela muito a cada novo olhar.

Oscar D’Ambrosio

.

Para ver mais obras deste artista clique aqui.






Recent Portfolios





Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/fibragaleria/jbgoldenberg-antigo/wp-includes/functions.php on line 3343